Considerado o maior dramaturgo da actualidade na Grã-Bretanha, Pinter foi agraciado com o Prémio Nobel de Literatura, em 2005.
Nascido num bairro do leste de Londres e filho de um alfaiate, ele escreveu mais de 30 peças de teatro, entre elas "Festa de Aniversário", "A Volta ao Lar" e "O Porteiro".
Seu estilo marcante, com longas pausas...depois... os diálogos, mereceu até um vocábulo no dicionário Oxford da língua inglesa: o Adjetivo "Pinteresque".
Pinter também actuou como Actor, Director Teatral e Director de Cinema.
Ele desenvolvia as suas personagens densamente por um lado psicológico, humano e com muito respeito.
Eu considero muito este senhor!
Entre suas obras mais conhecidas está o filme "A Mulher do Tenente Francês". Em 2007, ele participou do roteiro e do elenco de "Um Jogo de Vida ou Morte", ao lado de Jude Law e Michael Caine. Harold o dramaturgo também era conhecido na sua participação em campanhas pela defesa dos direitos humanos...
Antes de ganhar o Nobel, Pinter disse que desistiu de escrever peças de teatro e que se concentrou noutras formas de literatura, principalmente poesia. As Minhas energias estão a ir noutras direcções diferentes, certamente para a Poesia. disse. Mas, também nos últimos anos, eu fiz vários discursos políticos em vários lugares e cerimónias. Estou a usar muita energia, mais especificamente em situações políticas que, eu acho, que são muito preocupantes devido à forma de como as coisas estão.
Em 2003, Pinter publicou um livro de poesia antiguerra, intitulado "War" (Guerra).
A obra, que critica a guerra no Iraque, deu-lhe o prémio Wilfred Owen, em homenagem ao poeta que morreu na Primeira Guerra Mundial.
OBRIGADA HAROLD!